Notícias

Quem é Mauro Vieira, o futuro ministro das Relações Exteriores do governo Lula

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O presidente eleito Lula (PT) anunciou o diplomata Mauro Vieira para o Ministério das Relações Exteriores.

Carioca, Mauro Luiz Iecker Vieira, de 71 anos, é bacharel em direito pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente embaixador do Brasil na Croácia, desde 2018, Vieira já foi Ministro das Relações Exteriores antes, entre 2015 e 2016, durante o governo de Dilma Rousseff, mas foi exonerado após o impeachment da ex-presidente.

Vieira trabalhou na embaixada do Brasil na Cidade do México entre 1990 e 1992 e na embaixada em Paris de 1995 a 1999.

Já em 2004, foi embaixador do Brasil na Argentina até 2010. Em 2005, foi promovido pelo então presidente Lula ao grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito Militar.

Após a exoneração, foi nomeado embaixador do Brasil nos Estados Unidos de 2010 a 2015, quando retornou ao Brasil e foi indicado como Ministro das Relações Exteriores de Dilma Rousseff.

Foi exonerado da chefia do Itamaraty após o impeachment da ex-presidente. Em 2016, Vieira foi nomeado pelo ex-presidente Michel Temer para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU.

No governo Bolsonaro, ele foi designado para o cargo de embaixador do Brasil em Zagreb, na Croácia.

Conhecido como Traidor?

Apesar de ter sido chanceler na gestão de Dilma Rousseff, Vieira é apontado como padrinho de Ernesto Araújo, que foi subchefe de gabinete de Mauro Vieira no governo Dilma e também comandou o Ministério das Relações Exteriores no governo Jair Bolsonaro.

Além disso, quando foi embaixador em Washington, Vieira levou Araújo para ser seu número dois.

Entre os petista do Itamaraty, ele também não é muito bem visto, isso porque, quando a ex-presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment, em 2016, ele teria dito a diplomatas que ela não tinha sofrido injustiça no processo. Assim, ele é visto como traidor do governo que integrava.

O Itamaraty é uma das prioridades do próximo governo, visando “recuperar a imagem do Brasil na comunidade internacional”.

Segundo o blog de Gerson Camarotti, no G1, um interlocutor de Lula disse que Mauro Vieira ligava “constante para Lula” durante a prisão, em um período em que muitos se afastaram do ex-presidente.

“O Lula tem essa relação de afeto com as pessoas”, disse a fonte.