Notícias

Raízen divulga prévia operacional do 1T24

Na terça-feira (23), a Raízen divulgou sua prévia operacional referente ao primeiro trimestre da safra 2024/25 (1T 24/25).

raizen padrao2024
raizen padrao2024

As vendas de açúcar alcançaram 2,42 milhões de toneladas, alta de 26% na base de comparação anual. 

Na terça-feira (23), a Raízen divulgou sua prévia operacional referente ao primeiro trimestre da safra 2024/25 (1T 24/25).

Segundo comunicado, com relação à moagem de cana, a Raizen informou uma produção de 30,9 milhões de toneladas, contra 26,8 milhões de toneladas no mesmo período do ciclo anterior.

Já as vendas de açúcar alcançaram 2,42 milhões de toneladas, registrando uma alta de 26% na base de comparação anual. 

As informações são preliminares, não auditadas e sujeitas a revisão até a data da divulgação oficial. A Raízen informou que divulgará seus resultados auditados referentes ao 1º trimestre do ano-safra 24/25 no dia 13 de agosto de 2024, após o fechamento do mercado.

Raízen considera produção de combustível sustentável no Brasil

A Raízen (RAIZ4), que se destaca como a maior fabricante global de etanol de cana-de-açúcar, está analisando a possibilidade de construir uma unidade para produção de combustível de aviação sustentável, conhecido como SAF (abreviação em inglês). Em entrevista concedia à Bloomberg Línea, o o vice-presidente de trading, Paulo Neves, afirmou que acredita em uma vantagem estrutural em produzir no Brasil. 

A empresa, que é uma parceria entre Cosan e Shell, entende que fazer combustível de aviação sustentável no Brasil é uma ideia econômica, porque é necessário ter muita matéria-prima para o processo. A exportação do produto final seria 70% mais barata do que enviar o etanol para ser transformado em combustível de aviação em outros países, disse Neves. 

Metas da Raízen (RAIZ4)

Em uma entrevista à Bloomberg Línea no ano passado, o CEO da Raízen, Ricardo Mussa, compartilhou que a meta da empresa é tornar-se líder global na fabricação de combustível sustentável para aviação. Naquele momento, já existia mais demanda em potencial do que a capacidade de atendimento da empresa.

Apesar disso, os planos para construir uma fábrica local de combustível de aviação ainda estão em estágio inicial. A Raízen está trabalhando em parceria com um fornecedor de tecnologia e está em discussões para determinar o escopo do projeto, conforme mencionou Mussa.

O uso de etanol na produção de SAF está começando a se desenvolver. A primeira planta desse tipo foi inaugurada nos Estados Unidos no mês passado.

Embora a Raízen veja benefícios para o Brasil ao investir na produção de SAF, a empresa está atualmente avaliando a viabilidade econômica dessa iniciativa. Neves, representante da empresa, observou que uma fábrica brasileira enfrentaria concorrência global com instalações localizadas em países que já possuem incentivos fiscais estabelecidos.