A companhia Raízen (RAIZ4) continua expandindo suas operações voltadas em diversidade fontes de energias alternativas. Afinal a companhia informou nesta manhã que vai iniciar a construção da sua segunda unidade de biogás, com previsão de inauguração para 2023! Confira agora mais detalhes!
Assim, segundo comunicado da companhia, a nova unidade trata-se da primeira unidade dedicada à produção de gás natural renovável (biometano), na qual serão investidos aproximadamente R$ 300 milhões. O biogás é produzido a partir da mistura de dióxido de carbono e metano, ele é usado como combustível para fogões, motores e geração de energia elétrica.
Desse modo, a Raízen disse que a nova unidade será instalada anexa ao Parque de Bioenergia Costa Pinto localizado em Piracicaba (SP), onde já opera a planta de etanol de 2ª geração. A capacidade de produção da nova planta será de 26 milhões de m³ de gás natural renovável por ano, o suficiente para abastecer aproximadamente 200 mil clientes residenciais, afirma a Raízen.
A totalidade da produção da nova unidade foi comercializada para a Yara Brasil Fertilizantes e para a Volkswagen do Brasil, em contratos de longo prazo. Substituto para gás natural, diesel ou GLP, o biometano tem o potencial para reduzir em mais de 90% as emissões diretas de gases de efeito estufa ao substituir combustíveis fósseis, diz a companhia em comunicado