Nesta terça-feira, dia 05 de abril, o governo realizou importante comunicado. Sob essa perspectiva, decidiu prorrogar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Assim sendo, a nova data para realizar a declaração é dia 31 de maio.
Isto é, vale lembrar que a data final de antes era até 29 de abril. Assim, a instrução normativa foi publicada de maneira oficial no “Diário Oficial da União”.
Desse modo, também tiveram prorrogação para maio os prazos relativos à declaração de Imposto de Renda de quem saiu do país e da declaração de espólio.
Assim sendo, as pessoas que tiverem imposto a pagar e quiser colocar a 1ª parcela ou a quota única em débito automático no banco, também irão ganhar mais tempo para isso. Isto é, agora, precisam enviar a declaração do IR 2022 até o dia 10 de maio. Ou seja, prorrogando um mês do primeiro combinado (10 de abril).
Nesse sentido, a pessoa que não o fizer, ou enviar fora do prazo, terá que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74, e, no máximo, o correspondente a 20% do imposto devido.
Por fim, a Receita Federal estima que o governo tenha em suas mãos este ano cerca de 34,1 milhões de declarações.