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Reino Unido bloqueia aquisição de US$ 69 bilhões da Microsoft no mercado de Games

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A aquisição da empresa de videogames americana Activision Blizzard pela Microsoft, no valor de US$68,7 bilhões (R$361,5 bilhões), foi bloqueada no Reino Unido pela Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA). A aquisição inclui títulos de sucesso como Call of Duty e Candy Crush. A CMA afirmou estar preocupada que o negócio reduza a inovação e as escolhas para os jogadores no mercado de jogos em nuvem, que está em rápida expansão. A Microsoft e a Activision criticaram a decisão e afirmaram que vão recorrer.

Call of Duty: uma das principais franquias da Activision

Um porta-voz da Activision disse que o relatório da CMA contradiz as ambições do Reino Unido de se tornar um país atraente para a construção de empresas de tecnologia. “Trabalharemos agressivamente com a Microsoft para reverter isso na apelação”, disse. “As conclusões do relatório são um desserviço aos cidadãos do Reino Unido, que enfrentam perspectivas econômicas cada vez mais desanimadoras. Vamos reavaliar nossos planos de crescimento para o Reino Unido. Inovadores globais, grandes e pequenos, vão perceber que, apesar de toda a retórica, o Reino Unido está claramente fechado para os negócios”, completou.

Já Brad Smith, vice-presidente e presidente da Microsoft, disse que a empresa ainda está comprometida com a aquisição. “A decisão da CMA rejeita um caminho pragmático para resolver preocupações de concorrência e desestimula a inovação tecnológica e o investimento no Reino Unido”, disse. Ele acrescentou que a Microsoft já assinou contratos para tornar os jogos da Activision Blizzard disponíveis em 150 milhões de dispositivos a mais.

Para que o acordo seja concluído, ele precisa ser aprovado pelos órgãos reguladores do Reino Unido, dos Estados Unidos e da União Europeia. A CMA é a primeira das três entidades a se manifestar, o que significa que sua decisão pode arruinar toda a aquisição. O órgão britânico afirmou não estar preocupado que o acordo distorça a concorrência no mercado de consoles de jogos, mas disse que é vital proteger a concorrência no mercado emergente e emocionante dos jogos em nuvem.

A aquisição é importante para a Microsoft porque ela quer fortalecer sua posição no mercado futuro de jogos. A empresa está investindo pesadamente em computação em nuvem e outras tecnologias que criam a oportunidade de um tipo de Netflix de jogos, onde você transmite títulos em vez de possuí-los. A Microsoft está fazendo uma jogada para o futuro dos videogames, não apenas para o mercado atual de consoles.

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