No ano de 2023, o déficit fiscal dos Estados Unidos encerrou próximo a 8% do Produto Interno Bruto (PIB), e as previsões indicam que nos próximos cinco anos, o déficit orçamentário do país deverá manter-se em torno de 7%. Quanto ao déficit italiano, observa-se uma leve queda, com projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontando para uma redução para menos de 3% do PIB nos próximos cinco anos. No ano anterior, esse indicador situou-se em aproximadamente 4,5%. A relação Dívida X PIB avalia a capacidade de um país quitar suas dívidas.
A Apollo Global Management, uma empresa de private equity dos Estados Unidos, realizou uma comparação destacando um ponto crucial: a questão da dívida.
Atualmente, os níveis de dívida pública na Itália superam os dos Estados Unidos. No entanto, as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) indicam que a dívida americana continuará a crescer, atingindo aproximadamente 140% do PIB até 2028, aproximando-se do nível atual de endividamento observado na Itália.
Endividamento público vertiginoso
Para contextualizar, duas décadas atrás, em 2003, a dívida pública dos EUA representava 60% do PIB. Atualmente, a dívida pública americana está em torno de 120% do PIB, enquanto a dívida pública italiana mantém-se em média 140% do PIB. No entanto, as perspectivas para os próximos cinco anos indicam estabilidade nesse patamar para a economia italiana. À medida que o endividamento aumenta, os pagamentos líquidos de juros do governo também crescem. Embora, atualmente, esse valor seja semelhante nos Estados Unidos e na Itália, a tendência é de aumento para a economia americana e estabilização para a italiana nos próximos anos.
Classificação de Risco
Em 2011, a Standard & Poor’s se tornou a primeira agência a retirar a classificação ‘AAA’ do governo dos Estados Unidos, durante um impasse no Congresso sobre a elevação do teto da dívida. Desde então, o país possui uma classificação ‘AA+’ pela agência. Dentre as três principais agências de classificação de risco, os Estados Unidos mantêm a classificação ‘AAA’ apenas pela Moody’s. Em novembro, a agência manteve a nota máxima, porém, inseriu uma perspectiva negativa na avaliação. Em contrapartida, em agosto, a Fitch rebaixou os EUA de ‘AAA’ para ‘AA+’.
O rombo fiscal americano superou 8% do PIB em 2023 e deverá se manter ao redor de 7% nos próximos anos, indicam as projeções do FMI. Na Itália, o déficit está em ligeiro declínio e deverá recuar para menos de 3% do PIB dentro de cinco anos. Segundo os números do FMI, a dívida pública americana equivalia a 65% do PIB há 20 anos. Hoje ela está ao redor de 120% do PIB, e em até cinco anos estará em 138%. Já a dívida pública da Itália está em 144% do PIB.
Biden sanciona lei que suspende teto da dívida dos EUA
por Agência Brasil 04/06/2023
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sancionou neste sábado (3) a lei que suspende o teto de US$ 31,4 trilhões para a dívida do governo norte-americano, evitando o que teria sido o primeiro calote da história dos EUA.
A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a legislação esta semana depois que Biden e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, chegaram a um acordo após negociações tensas.
O Departamento do Tesouro alertou que não conseguiria pagar todas as suas contas em 5 de junho, se o Congresso não agisse até essa data, nesta segunda-feira.