O Rating nada mais é que uma classificação, praticamente uma nota. Este indicador serve para apontar o risco de crédito de uma companhia.
Ou seja, a probabilidade de certa empresa não cumprir com seus compromissos legais (aplicar o famoso calote).
As agências de rating, ou agências de avaliação de risco, são empresas independentes e especializadas que monitoram as atividades financeiras de diversas instituições públicas e privadas, avaliando o nível do risco de crédito de cada uma.
Assim, essa avaliação é feita através da divulgação de um relatório financeiro e principalmente pela atribuição de uma nota de risco – o chamado rating. De fato: por causa da infinidade de ativos, títulos e empresas disponíveis no mercado, muitas vezes o investidor não consegue analisar financeiramente cada um deles com precisão para orientar melhor o seu investimento.
No entanto, para ajudar nessa situação, existe um tipo de instituição especializada em realizar essa análise, da forma mais profissional e independente possível: as agências de rating.
São as agências de rating que indicam, por exemplo, qual o risco de se investir nos títulos de dívida de um determinado país, fornecendo uma avaliação concisa sobre o grau de investimento desses ativos e dos riscos que calote que eles possuem.
Existem diversas agências de rating espalhadas pelo mundo inteiro. No entanto, as três agências de risco mais importantes e com maior credibilidade em todo o mercado são a Moody’s, a Fitch e a S&P (Standard & Poor’s). Estima-se que estas três agências detenham cerca de 95% do mercado global de análise de risco.
A nova classificação da Sabesp
Assim, a agência de classificação de risco Fitch afirmou os IDRs (Issuer Default Ratings – Rating de Inadimplência do Emissor) de Longo Prazo em Moeda Local ‘BB+’ e em Moeda Estrangeira ‘BB’ da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp [SBSP3]).
Ao mesmo tempo, a agência revisou a Perspectiva dos IDRs para Estável, de Negativa.
A revisão da Perspectiva dos IDRs da Sabesp reflete a revisão da Perspectiva para Estável, de Negativa, dos IDRs em Moedas Estrangeira e Local do Estado de São Paulo (‘BB-’), em 20 de julho passado – que, por sua vez, seguiu a afirmação, realizada pela Fitch, dos ratings soberanos do Brasil em ‘BB-’ e a revisão de sua Perspectiva para Estável, de Negativa, em 14 de julho de 2022.