Cereais, leguminosas e oleaginosas devem ter uma safra 3,1% maior neste ano em comparação com o ano passado, atingindo 233,5 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diante da estimativa, a colheita de grãos deve ser a segunda maior da história, atrás apenas do recorde de 2017, quando a produção atingiu um recorde de 240,6 milhões de toneladas.
Em 2019, a área a ser colhida deve ser 2,1% superior ao registrado no ano passado, totalizando 62,2 milhões de hectares. Segundo o levantamento, produtos como o milho, a soja e o algodão herbáceo devem ser os principais vetores de crescimento da safra neste ano.
Conab
As estimativas do órgão estão em linha, também, com os números divulgados nesta quinta pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê uma safra de grãos na ordem de 237,3 milhões de toneladas neste ano, um crescimento de 4,2% se comparado ao ano anterior. A área plantada, segundo a autarquia, está estimada em 62,5 milhões de hectares.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE e Ministério da Agricultura
Notícias