Em seu portfólio de recomendações para dezembro, especialistas do Banco alteraram as sugestões por acreditar que juros cairão nos EUA em 2024.
A Carteira Modelo do Santander, portfólio mensal de recomendações do Banco, revela que os estrategistas estão menos pessimistas com investimentos em bolsa internacional em dezembro. Outra mudança é a recomendação para ativos atrelados à inflação no mês de dezembro.
“As expectativas de mercado apontam para um início de corte de juros nos EUA em 2024, o que pode beneficiar os ativos de maior risco. Por aqui, embora a inflação esteja em um bom ritmo de convergência à meta estabelecida pelo Banco Central, vemos uma janela de ganho significativo na taxa real, ou seja, em ativos atrelados à inflação”, afirma Arley Junior, estrategista de Investimentos do Santander Brasil.
Nesta categoria, a Carteira Modelo traz como sugestões Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), debêntures incentivadas, investimentos estruturados (COEs) e fundos de infraestrutura, todos atrelados ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). “São boas alternativas para capturar ganhos reais e proteger o portfólio”, diz Arley.
Embora o ciclo de queda dos juros continue até o ano que vem, a renda fixa pós-fixada ainda se mantém no foco em dezembro. “Serve tanto para os perfis mais conservadores quanto para reserva de emergência ou diluição de riscos das carteiras”, ressalta o especialista. Apesar de ter sofrido este ano, os fundos multimercados continuam nas recomendações. Segundo o estrategista, estes fundos estão em um bom momento de entrada. “Indicamos estes fundos como diversificação e complemento de estratégia da carteira para o médio/ longo prazo”, complementa.
A bolsa brasileira que, em novembro, subiu mais de 12% também continua nas recomendações para investidores com perfil de risco mais arrojado. Para quem quer apostar em ativos de maior risco, contanto com a expertise de um profissional, as indicações da Carteira Modelo são fundos de ações Dividendos, fundo Small Caps e Carteira Algo+ Ibovespa.
Além disso, dezembro é a última chance para o investidor obter o benefício fiscal com a previdência privada, para as declarações de Imposto de Renda de 2024. Por isso, até dia 27, quem investir em um plano do tipo Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) pode deduzir até 12% da renda bruta no IR do ano que vem. A carteira de Previdência do Santander para esse mês segue diversificada em fundos de diferentes classes, como renda fixa, inflação, multimercado, renda variável e até ativos internacionais. Outra novidade em dezembro é que a aplicação inicial neste tipo de investimento baixou para R$ 1.
Veja a carteira Modelo completa: https://www.santander.com.br/carteira-modelo