A Santos Brasil (STPB3) movimentou 81 mil contêineres em novembro. Ou seja, o que representa uma queda de volume de 3% em base anual.
Isto é, refletindo uma fraqueza no Tecon Santos, ao ver uma queda acima do sugerido pela sazonalidade do mês e provavelmente em todo o Porto de Santos, diz a XP, ao reportar seu acompanhamento mensal de operadores portuários.
Os analistas Pedro Bruno, Lucas Laghi e Matheus Sant’anna escrevem que, em relação a 2019, houve queda de 3% nos volumes, não foi somente para o Tecon Santos, mas, sim, para todo o porto, com atrasos em alguns serviços vindos da Ásia, e menor cabotagem devido a reorganização dos serviços.
Já o Terminal de Veículos da Santos Brasil teve cerca de 26 mil unidades movimentadas. Ou seja, alta de 77% em base anual. Isto é, suportando um alto nível de utilização da capacidade de 98% nos últimos 12 meses.
Segundo os analisas, a utilização da capacidade do Porto de Santos permanece em níveis elevados nos 12 meses até outubro de 82%.
Assim sendo, eles afirmam ainda que mantém sua visão positiva para a Santos Brasil, devido aos níveis atraentes de avaliação e impulso forte de curto prazo. Isto é, apoiado por perspectivas positivas de resultados e mudança da empresa para uma estratégia mais focada em dividendos.