Notícias

Selic a 10,75% em 2022: O que muda nos seus investimentos?

A taxa básica de juros da economia subiu mais uma vez! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O que era esperado pelo mercado finalmente aconteceu. Após a tradicional reunião do Comitê de Política Monetária, o Copom indicou um aumento da taxa de Selic! No entanto, o que realmente quer dizer este aumento? Confira agora mais detalhes!

É hora de fugir para as colinas?

O mercado estava bastante receoso com o aumento da taxa básica de juros brasileira, e foi realmente o que aconteceu. Nesta quarta-feira, o Copom decidiu novamente indicar um aumento na taxa de juros de 1,5 pontos percentuais. Assim, resultando em uma taxa de juros de 10,75% ao ano.

A expectativa geral é de mudanças. Afinal, é a primeira vez em 4 anos que a taxa volta a bater os dois dígitos.

O Copom segue em linha aos seus comunicados anteriores, que indicavam a necessidade de um aperto monetário para conter o avanço da inflação. No entanto, o período dos “passos largos” parece ter acabado e o ritmo do aumento dos juros deve cair.

Para a analista da Nord, Marília Fontes, é provável que o Copom tenha sinalizado que não vai continuar com a estratégia de elevar a Selic em 150 base points para as próximas reuniões — como tem feito — para conter a inflação. Ele deverá ajustar em um ritmo menor, entre 100 bps e 125 bps. O mercado financeiro aposta em uma alta de 110 bps — no meio do caminho.

Neste sentido, o Banco Central mostra indícios que as medidas anti-inflacionárias devem “dar resultado”. Assim, tirando a necessidade de taxas ainda mais altas.

Esta expectativa já fica visível no relatório semanal do Banco Central, o Focus, que projeta um IPCA de 3,5% em 2023.

Fonte: Relatório Focus
Sair da versão mobile