Notícias

Selic a 13,75%? É o que indica o UBS BB

Os analistas da UBS BB esperam um novo ciclo de alta para a Selic! Confira agora mais detalhes!

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

A taxa básica de juros brasileira iniciou um movimento de disparada nos últimos meses, e voltou aos dois dígitos recentemente. Inicialmente, o COPOM indicava que iria começar a “frear” estes ciclos arrojados de alta, no entanto, esse cenário já não é mais o esperado pelos analistas da UBS BB! Confira agora mais detalhes!

Assim, o UBS BB está elevando sua projeção para a Selic no fim do ano de 12,5% para 13,75% por conta da expectativa de alta da inflação após a invasão da Ucrânia. Alexandre de Ázara, o economista-chefe do banco, diz que a alta recente das commodities vai perdurar por um tempo ainda indefinido, mas suficiente para gerar um choque na previsão de inflação.

O minério de ferro já subiu 20%; milho e soja, outros 25% e o trigo, 55%. “Ainda que a questão entre Ucrânia e Rússia se resolvesse nos próximos dias, a percepção é que as sanções impostas à Rússia vão perdurar por meses. E isso deverá continuar sustentando o preço das commodities,” disse Alexandre. Por conta desse impacto, o economista projeta que a inflação medida pelo IPCA ficará em 5,7% este ano – um aumento de 1,2 ponto em relação à estimativa anterior.

Para os leigos em política monetária, um ciclo de alta na Selic é uma ferramenta para frear altas na inflação, com a oneração do crédito reduzindo diretamente o consumo.

Até onde vai a Selic?

O UBS BB está elevando sua projeção para a Selic no fim do ano de 12,5% para 13,75% por conta da expectativa de alta da inflação após a invasão da Ucrânia.

Alexandre de Ázara, o economista-chefe do banco, diz que a alta recente das commodities vai perdurar por um tempo ainda indefinido, mas suficiente para gerar um choque na previsão de inflação.

O minério de ferro já subiu 20%; milho e soja, outros 25% e o trigo, 55%.

“Ainda que a questão entre Ucrânia e Rússia se resolvesse nos próximos dias, a percepção é que as sanções impostas à Rússia vão perdurar por meses.

E isso deverá continuar sustentando o preço das commodities,” disse Alexandre.

Por conta desse impacto, o economista projeta que a inflação medida pelo IPCA ficará em 5,7% este ano – um aumento de 1,2 ponto em relação à estimativa anterior.

Por fim, com este ciclo de alta, se torna ainda mais interessante investir em títulos anexados a Selic! Clique aqui para conferir mais detalhes desta categoria de investimento.

Sair da versão mobile