Após muita espera do mercado a decisão do comitê de política economica finalmente saiu, e seguiu na risca o que era esperado por analistas. O compom indica que manterá o nível da taxa básica de juros ,(SELIC) em 13,75%. No entanto, a decisão não foi unânime: 7 votos a favor de manutenção e 2 por alta de 0,25 pp.
“Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% a.a. O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2023 e, em grau menor, o de 2024.”
Copom em comunicado.
Além disso, o parecer inicial da Copom também responde uma dúvida constante do mercado: o ciclo vai continuar?
Segundo o comunicado, o Copom seguirá avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação.
O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. Mas não descarta novas altas se necessário.
Fed mantêm ciclo de altas
Além disso, o Federal Reserve (Fed), banco central americano, aumentou as taxas de juros do país em 0,75 ponto percentual, para uma faixa de 3% a 3,25%. O comunicado foi feito na tarde desta quarta-feira (21/9). Esta é a quinta vez neste ano em que os juros são elevados. Com o aumento, foi mantido o ritmo de alta das duas reuniões anteriores, que já havia sido o maior aumento desde 1994.