A Sinqia (B3: SQIA3), maior provedora de tecnologia e inovação para o setor financeiro, está entre os nove projetos finalistas do LIFT Challenge, iniciativa desenvolvida pelo laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Realizado pela Fenasbac, em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), o LIFT reúne participantes do mercado interessados em desenvolver um produto minimamente viável (MVP) que atenda ao foco da edição, que, neste caso, explora casos de uso inovadores baseados em blockchain para o Real Digital. Para atuar no projeto, a companhia desenvolveu uma parceria com a Agrotoken, Microsoft e Visa, que encabeça o projeto.
Os resultados foram entregues no dia 25 de abril, após meses de trabalhos e pesquisas que reuniram especialistas das empresas sediadas em todo o mundo. As companhias irão apresentar uma plataforma de finanças programável projetada para pequenas e médias empresas (PMEs), particularmente agricultores, que permite maior acesso aos mercados de capitais globais, facilita a interoperabilidade entre moedas, melhora os processos operacionais e revela novas oportunidades de crescimento.
De que forma a Sinqia atuou no projeto?
Junto com suas parceiras Visa, Microsoft e Agrotoken, a Sinqia levará uma resposta para o financiamento de PMEs com base em uma solução de finanças descentralizada (DeFi) que poderá dar a essas companhias uma maneira viável de acessar fontes de financiamento externo. Com isso, empresas brasileiras teriam a oportunidade de interagir com o mercado financeiro global para obter propostas de financiamentos competitivos, em uma plataforma aberta.
A plataforma protótipo traz processos financeiros e ativos existentes no mercado, permitindo que os agricultores tokenizem contratos tradicionais. Para conseguir isso, a Visa aproveitou a experiência em tokenização baseada em agricultura da Agrotoken no Brasil e na América Latina para fornecer um processo de tokenização para transformar documentos jurídicos brasileiros existentes em um NFT negociável on-chain .
Combinando com a tokenização, a Visa desenvolveu um novo mecanismo de leilão de lance selado no mercado por meio de contratos inteligentes, para permitir que um pool global de investidores no blockchain participe do processo de financiamento, alcançando a descoberta de preços competitivos.
No projeto, a Sinqia atua no onboarding digital, por meio da captura de dados e análise de documentos, além de oferecer a tecnologia para que a empresa tenha o Pix como meio de pagamento. “Como exemplo, temos a aquisição de produtos em um marketplace que vende produtos agrícolas. Após a aquisição dos itens, a plataforma de onboarding gera a cobrança ao cliente, que efetua o pagamento para a loja que está inserida nesse marketplace utilizando criptoativos”, afirmou Thiago Saldanha, CTO da Sinqia.
“O pagamento é realizado de forma instantânea, por conta da tecnologia Pix, e a notificação dessa ação é emitida ao marketplace graças ao onboarding digital. Assim, o lojista recebe seu pagamento em poucos segundos.”
Este ano, o desafio do LIFT Challenge Real Digital do Banco Central esteve em busca de projetos inovadores de pesquisa tecnológica dentro do setor financeiro, para avaliar os casos de uso do Real Digital Brasileiro. A Visa desenvolveu esta Prova de Conceito como parte dos esforços contínuos da empresa para trabalhar com parceiros do setor, liderando o trabalho exploratório e aplicando tecnologias emergentes, para resolver de forma criativa problemas mundiais conhecidos.
“Projetos como este reforçam nosso compromisso em impulsionar a inovação e torná-la um benefício tangível para mais pessoas, em mais lugares”, disse Vanesa Meyer, chefe de inovação e design da Visa Américas.
“Ao introduzir novas tecnologias baseadas em blockchain, democratizando ainda mais o financiamento de capital, aumentando a concorrência no mercado e ampliando a inclusão financeira, podemos ajudar as pequenas e médias empresas a financiar suas operações comerciais de maneira mais simples, acessível e segura”.