O cenário para as ações do varejo não foi nada bom em 2021. No entanto, este ano também não traz muitas expectativas para os analistas e isso fica claro com as análises das principais casas de classificação.
A companhia Via (VIIA3) recebeu classificação brAA- da S&P Ratings, uma das 3 principais companhias de análise de rico de crédito do mercado americano. Confira agora mais detalhes!
A nova classificação da Via
Assim, a Via comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que teve sua nota de crédito (rating) revisada para “brAA-“(antes era “brAA”), em função da deterioração do ambiente macroeconômico brasileiro, em especial o aumento das taxas de juros, inflação e desemprego. Esse cenário mais desafiador, segundo relatório publicado pela agência de rating Standard & Poor’s, poderá impactar negativamente a rentabilidade, alavancagem e geração de caixa da companhia.
Por outro lado, visando apenas os destaques operacionais da Via, a agência manteve o status de investment grade, ou grau de investimento. Nota dada para empresas com “capacidade muito forte de honrar compromissos financeiros”, conforme descreveu a S&P.
As ações da Via negociação em alta no acumulado da semana. Com alta de 11,06% nos últimos cinco dias.