Notícias

Sudeste é mais de 50% da distribuição de empregos no setor de casa e decoração

Estudo aponta que em 2022, houve um aumento do emprego direto em todas as regiões, com destaque para região Norte

emprego
emprego

Estudo aponta que em 2022, houve um aumento do emprego direto em todas as regiões, com destaque para região Norte

Segundo o levantamento realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas e Flores) em parceria com o instituto IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), em 2022, comparado com 2017, houve queda do emprego direto nas regiões Norte de 9,5% e Sudeste de 0,7%, mas em comparação com 2021, o número de profissionais empregados sofreu aumento em todas as regiões do país. 

As regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste apresentaram crescimento no emprego direto no setor: houve alta de 11,7%, 6,7%, e 1,9% respectivamente. 

Quando falamos em Estados, o Sudeste é a principal região do Brasil em termos de fabricantes e empregos, com destaque especial para São Paulo, que abriga 32,8% das unidades produtoras e emprega 38,3% da mão de obra na indústria nacional de artigos para casa. O segundo estado mais relevante na região Sudeste é Minas Gerais, contribuindo com 11,4% das unidades produtoras e 10,1% dos trabalhadores empregados nesse segmento.

Já no Rio Grande do Sul possui a maior representatividade em termos de unidades produtoras, correspondendo a 11,3% do total, e é o segundo mais significativo em relação à mão de obra empregada, com 11,6%. No Nordeste, os estados que mais se destacam nos números nacionais são Bahia, Ceará e Pernambuco, tanto em termos de mão de obra empregada quanto em unidades produtivas.