Após anuncio feito que vai fechar 343 supermercados e 3 centros de distribuição no Brasil, faz pedido de recuperação judicial no Brasil.
O Supermercados Dia, não deu muitos detalhes, mais afirmou que o pedido de recuperação tem como objetivo tentar superar sua atual situação econômica e financeira.
“Desde sua chegada ao Brasil no ano de 2001, o Grupo Dia realizou grandes esforços e investimentos no país, sem que ter obtido o retorno esperado, situação que desencadeou, por fim, na decisão do referido processo de Recuperação Judicial como potencial para gerar mais estabilidade do Dia Brasil”, diz o comunicado oficial da rede.
Em Agosto de 2023, a companhia anunciou sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados para se concentrar em seus principais mercados, além de destacar a sua aposta em desinvestimentos para reduzir a alavancagem financeira líquida.
Sobre o Supermercados Dia
O supermercado possui dois tipos de lojas, uma voltada para bairros de cidades grandes e outras para cidades menores. Seguindo uma política de redução de preços por meio de minimizar os custos operacionais, como por exemplo: pouca decoração da loja e os produtos são restritos a marcas com preços mais baixos, incluindo marca própria.
A rede foi criada em 1979 na Espanha e atualmente possui mais de 7.182 lojas em oito países. A bandeira Dia % é usada na Argentina, Brasil, China e Espanha.
A bandeira atua no Brasil desde 2001. Fez parte do grupo Carrefour de 2000 a 2011 e em Janeiro de 2012, tornou-se uma rede independente e passou a fazer parte do índice IBEX 35, do mercado de ações da Bolsa de Madri.