Notícias

Taxa Selic subirá para 10,75% ao ano nesta terça-feira, projeta ABBC

Em relação à inflação, a ABBC projeta que o IPCA ficará acima da meta, em 5,3% este ano. Já para 2023, a projeção é de 3,4%.

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) fará sua primeira reunião do ano, na terça-feira (1º), sobre a Selic. De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, a taxa deve subir 1,50 %, chegando a 10,75% ao ano. Em relação à inflação, a ABBC projeta que o IPCA ficará acima da meta, em 5,3% este ano. Já para 2023, a projeção é de 3,4%.

“O desafio de trazer a inflação corrente à meta ainda este ano é elevado. As expectativas estão desancoradas, não reagindo de forma significativa ao esforço de política monetária. A desinflação será favorecida pela perda de tração da atividade econômica, que deve se aprofundar em 2022, não só pelo aumento da taxa básica de juros, mas pelo cenário internacional e incertezas domésticas. Ademais, com as limitações dos modelos de previsão de inflação e a eventualidade de reversão dos choques de oferta, torna-se mais adequada a manutenção do ritmo de aperto monetário, como sinalizado na reunião de dezembro, reduzindo o risco de comprometimento excessivo da atividade e da volatilidade no mercado futuro de taxa de juros de curto prazo”, explica Gonçalves.

O que é a Taxa Selic?

A taxa Selic tem uma importância fundamental, tanto para quem investe, seja na renda fixa ou na bolsa de valores, quanto para o seu dia a dia. Nesse sentido, ela pode impactar a rotina dos brasileiros de várias formas, seja influenciando a taxa de juros nos empréstimos ou financiamentos, rentabilidade de investimentos ou mesmo o avanço ou a retração da economia

Além disso, o termo Selic é uma abreviação para o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, que é um mercado virtual em que os títulos são negociados diariamente por instituições financeiras. Nesse sentido, ela reflete os empréstimos de curto prazo (um dia para outro) negociados entre os bancos.

Entretanto, é importante destacar que apenas o Banco Central e instituições financeiras têm acesso a esse espaço e não é aberto a pessoas físicas.

De forma mais simples, o valor da Taxa Selic indica quanto o governo paga de juros para as instituições financeiras que compram títulos públicos (dívida do governo) do Tesouro Nacional.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão superior do Sistema Financeiro Nacional, controlado pelo ministro da economia, Paulo Guedes que avisa para o Copom qual vai ser a meta da taxa básica de juros.

Entenda como funciona a taxa Selic neste link.

Sair da versão mobile