A BYD pode ultrapassar a Tesla nas vendas em 2024 e aumentar a participação no mercado de carros elétricos.
Na terça-feira (02), foi divulgada uma pesquisa da Counterpoint Research, onde foi informado que a BYD pode ultrapassar a Tesla nas vendas agora em 2024 e poderá aumentar a participação no mercado de carros elétricos.
Nos últimos 03 meses do ano passado, a BYD superou a Tesla em vendas de veículos elétricos em todo o mundo. Além disso, a empresa de carros elétricos da China também entregou mais automóveis da categoria prontos para comercialização do que a concorrente.
A Tesla porém, ainda teve um desempenho maior em vendas ao longo de 2023 e recuperou o primeiro lugar no 1T deste ano.
Segundo a Couterpoint Research, a BYD aumentou em 21% as vendas de BEVs no 2T24 em comparação com o ano passado, enquanto a Tesla passou por uma queda de 4,8%.
No Brasil, a BYD está cada vez mais presente com carros e ônibus elétricos, com planos de construir uma fábrica própria nos próximos anos usando uma estrutura desativada da Ford na Bahia. Porém, montadoras tradicionais também já pressionam o governo para que ele aumente as taxas sobre importações de carros elétricos da China.
Vendas de veículos Tesla da China caem 24,2% em junho
As vendas de veículos elétricos fabricados pela Tesla (TSLA) na China registraram uma queda de 24,2% em junho. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 71.007 unidades. Isto, conforme dados divulgados pela Associação de Automóveis de Passageiros da China nesta terça-feira (2).
Em um recuo sequencial, as entregas dos modelos Model 3 e Model Y, produzidos pela montadora norte-americana em suas fábricas chinesas, diminuíram 2,2% em relação a maio. Enquanto isso, a concorrente chinesa BYD, conhecida por suas linhas de veículos elétricos e híbridos plug-in Dynasty e Ocean, experimentou um aumento significativo nas vendas de veículos de passageiros em junho. Esta, alcançando 340.211 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 35,2%. Isto, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Esses números refletem os desafios e as dinâmicas competitivas no mercado de veículos elétricos na China. Dessa forma, destacando tanto os altos e baixos enfrentados pela Tesla quanto o crescimento contínuo de fabricantes locais como a BYD.
TESLA DISPARA COM SINALIZAÇÃO DE MUSK SOBRE PAGAMENTO BILIONÁRIO
As ações da Tesla registraram forte alta no pré-market do mercado americano nesta quinta-feira (13). Isto, após Elon Musk anunciar que os acionistas votaram “por ampla margem” a favor de seu pacote de remuneração bilionário. E, ainda, da mudança corporativa da empresa de Delaware para o Texas.
O CEO compartilhou os resultados da votação no X (antigo Twitter), compartilhando, dessa forma, dois gráficos que sugeriam a aprovação das propostas. As ações da Tesla dispararam até 7,2% antes do início das negociações regulares.
Musk e o conselho de administração da Tesla dedicaram os últimos dois meses a obter apoio para as medidas, com especial ênfase no acordo salarial que tornou Musk elegível para receber até US$ 55,8 bilhões em opções de ações, sujeito ao cumprimento de determinadas metas na empresa. Uma decisão judicial em Delaware anulou a sentença no início deste ano, apontando conflitos de interesse entre os diretores da Tesla e falhas de divulgação.