Relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), referente aos dados do Serviço Móvel Pessoal (SMP) de abril, mostram importantes dados.
Isto é, que entre as empresas que compraram o serviço móvel da Oi, (OIBR3) a TIM (TIMS3) absorveu a maior quantidade de clientes, após a venda da operadora.
Desse modo, no mês de março, a Oi S.A. possuía 42.078.291 linhas de telefonia móvel.
Assim sendo, a TIM ficou com 16.309.834, reportados em abril. Ademais, a Claro absorveu 12.852.996 e a Vivo, da Telefônica Brasil, 12.651.107, totalizando 41.813.937. Logo, pouco mais de 264 mil linhas foram perdidas no processo.
Diante disso, o relatório informa que, em abril, a quantidade de linhas de telefonia móvel no País somou 259,2 milhões. Ou seja, o que representa ligeira alta de 0,38% em relação ao mês anterior, e 1,8% maior que no final de 2021.
Assim, a Vivo tem 38,1% desse mercado, seguida pela Claro, com 32,8%, e a TIM, com 26,5%, já contando os dados de ex-clientes da Oi.
Portanto, a média nacional de linhas para cada 100 pessoas ficou em 104. Isto é, sendo que no Distrito Federal chega a 118, em São Paulo, 117, e em Santa Catarina, 111, os três estados com maior densidade.
Desse modo, o Maranhão é o estado com menor densidade, tendo 84 linhas para cada 100 habitantes.