Uberlândia tem uma das marcas mais fortes e que inspira mais confiança para atração de novos investimentos e negócios no País. É o que mostra o ranking Brasil City Branding, um estudo inédito feito pela Bloom Consulting entre os 100 municípios mais populosos do país. O enfoque está nas boas práticas de promoção e visibilidade aliadas ao uso de plataformas online e rede sociais e desempenho em indicadores estatísticos. A cidade foi listada como a 13ª entre as melhores para se fazer negócios, estando à frente de grandes cidades como Ribeirão Preto (SP), São José dos Campos (SP) e Joinville (SC), além de 12 capitais, entre as quais estão João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Cuiabá (MT).
Conforme análise divulgada nesta semana pela empresa de consultoria, Uberlândia ainda está entre as 25 melhores para se visitar e viver, que são os outros dois quesitos que compõem o ranking geral, no qual a posição municipal é a 21ª.
“No meu retorno à gestão de Uberlândia, em 2017, eu assumi um compromisso muito claro com o nosso povo: o de trabalhar muito para reconstruir nossa cidade e resgatar a credibilidade que o município historicamente sempre teve diante da população e dos empresários. Vocês se lembram que há quase seis anos os desafios não eram pequenos nem poucos, mas não desistimos nem por um segundo. A prova está na expansão de negócios já instalados e atração de novos investimentos, na geração de emprego, nas exportações, no avanço tecnológico e nos principais rankings nacionais. Isso acontece porque estamos conseguindo levar o nome de Uberlândia a quem busca se desenvolver junto”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O ranking Brasil City Branding analisou o desempenho da marca de cada cidade em três quesitos: “investir”, “visitar” e “viver”. Além do resultado obtido nos indicadores socioeconômicos e turísticos, o município também foi avaliado quanto às estratégias de estímulo à busca online pelo nome do município (procura proativa).
Esse trabalho envolveu dados de fontes oficiais, pesquisas realizadas nos principais motores de busca e a performance nos canais de comunicação das cidades. Nesse caso, o foco está em sites oficiais e presença nas redes sociais.
Desde 2017, a gestão Odelmo Leão buscou implementar um estilo administrativo que tornasse o serviço público mais próximo da população e aumentasse a eficiência das políticas públicas adotadas. Dessa forma, investiu-se em obras e programas estruturantes, digitalização dos serviços e ampliação dos canais de comunicação com os cidadãos.
Hoje, a Prefeitura de Uberlândia tem quase 100% dos seus serviços digitalizados e está presente nas principais ferramentas de comunicação online. Ao requerer algum tipo de atendimento ou buscar informações relevantes, o munícipe pode acessar o Portal da Prefeitura, WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram, Tik Tok, Twitter e Youtube.