Notícias

Unidas (LCAM3) vai emitir R$ 1,2 bilhão em debêntures

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Primeiramente, se você é um novo investidor, pode estar se perguntando: afinal, o que é uma debenture? Nós do Guia do Investidor temos essa preocupação, portanto, vamos explicar rapidamente este conceito.

Uma debênture, de forma resumida, é um título de dívida. Ou seja, investimento em debêntures nada mais é que um empréstimo para empresas que não sejam uma instituição financeira ou uma instituição de crédito imobiliário. No entanto, ao invés de recorrer aos bancos e suas altas taxas para estes empréstimos, a companhia recorre aos investidores do mercado de capitais.

Em outras palavras, funciona da seguinte forma: uma empresa necessita de uma quantidade de dinheiro para fazer algum investimento de expansão dos negócios ou, até mesmo, pagar débitos. Dessa forma, em vez de procurar um empréstimo no banco (que costuma ter custos mais altos), ela lança debêntures no mercado para captar recursos.

Assim, neste contexto Unidas (LCAM3) fechou em 1,2 milhão a quantidade de debêntures de sua 23ª emissão, submetidas à oferta pública, conforme já havia anunciado no final de março e em 15 de abril. A operação considera as debêntures adicionais de 20% sobre a quantidade ofertada inicialmente, o que significa que a emissão perfaz o montante total de R$ 1,2 bilhão, de acordo com o prospecto preliminar divulgado pela empresa. Os papéis, simples, não conversíveis em ações, serão emitidos em até duas séries. A oferta será feita sob a coordenação da XP Investimento, do Banco Safra e do Banco Santander.