O Cade aprovou a operação que aumenta a participação societária da Cosan (CSAN3) na Vale (VALE3) de 4,9% para 6,5%. O aval foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 16. Com o aval do Cade, a Cosan se torna uma das principais acionistas da Vale, com uma posição de mais de R$ 23 bilhões na companhia, uma das empresas com maior valor de mercado da Bolsa brasileira.
No início de outubro, a Cosan, do empresário Rubens Ometto, anunciou a compra de 4,9% das ações da mineradora brasileira Vale, tornando-se uma das principais acionistas da mineradora. Agora, empresas concorrentes ou outros interessados terão 15 dias para recorrer ao tribunal do Cade. Se algum conselheiro entender que é necessário aprofundar a análise, poderá levar o pedido ao plenário, que poderá, por maioria, decidir por reabrir o processo, o que implicará em novo julgamento.
O mercado reage negativamente às movimentações, com ambas as companhias operando em queda na abertura de mercado desta quarta-feira: