Notícias

Vale enfrenta incêndio em Salobo 3 e avalia retomada operacional

A Vale informou nesta segunda (17), que ocorreu um incêndio em uma das correias de sua planta de processamento de Salobo 3, no Pará.

Fonte/Reprodução
Fonte/Reprodução
  • Hoje, a Vale anunciou que ocorreu um incêndio na planta de processamento de Salobo 3
  • Esta, localizada no Pará
  • Segundo a mineradora, a equipe controlou o incêndio sem que houvesse vítimas ou impactos materiais significativos
  • As causas do incidente, portanto, estão sendo investigadas

Nesta segunda-feira (17), a Vale (VALE3) anunciou que ocorreu um incêndio na véspera em uma das correias transportadoras de sua planta de processamento de Salobo 3. Esta, localizada no Pará.

Segundo a mineradora, a equipe controlou o incêndio sem que houvesse vítimas ou impactos materiais significativos. As causas do incidente estão sendo investigadas.

“A companhia está avaliando os impactos do incidente e as medidas necessárias para o restabelecimento dos processos operacionais afetados em Salobo 3. Não há impacto nas operações das usinas de Salobo 1 e 2”, disse a Companhia, em um comunicado.

Vale (VALE3) busca parcerias para sua plataforma de energia

Após recentes notícias na mídia sobre a busca por um parceiro para a sua subsidiária Aliança Energia, a Vale (VALE3) emitiu um comunicado. Este, reiterando que está em busca de investidores. Assim, entre os principais players do mercado de energia.

A empresa ressaltou que, até o momento, não há qualquer instrumento vinculante. E, decisão tomada em relação ao potencial parceiro, contudo, para a futura plataforma de energia ou sua estrutura de capital.

A busca por parcerias é parte da estratégia da Vale para expandir sua atuação no setor de energia, aproveitando oportunidades de investimento e fortalecendo sua presença nesse mercado. A empresa busca garantir uma abordagem sólida e sustentável ao escolher seus parceiros. Levando em consideração os aspectos estratégicos e operacionais para o sucesso dessa iniciativa. Essa iniciativa reflete o compromisso da Vale em diversificar suas operações e explorar novas oportunidades de negócios.

Após a notícia veiculada pelo jornal Valor de que pelo menos três grupos demonstraram interesse – CTG, da China, Engie (EGIE3) e Neoenergia (NEOE3) – a Vale (VALE3) emitiu um comunicado. Este, esclarecendo que está em busca de investidores para a sua subsidiária Aliança Energia.

A empresa reforçou que não há, até o momento, contudo, nenhum instrumento vinculante. Ou, como dito, nenhuma decisão definitiva sobre quem será o potencial parceiro. Assim, para a futura plataforma de energia ou sua estrutura de capital.

A Vale, dessa forma, também lembrou que a conclusão da aquisição da totalidade da participação de 45% da Cemig (CMIG4) na Aliança Energia, pelo valor de R$ 2,7 bilhões. E, está, portanto, sujeita a condições precedentes usuais.

A empresa

A Vale, entretanto, é uma das maiores empresas de mineração do mundo e líder na produção de minério de ferro e níquel.

Fundada em 1942, a empresa é sediada no Brasil e possui operações em diversos países, incluindo Canadá, Austrália, Moçambique e Indonésia, entre outros.

Além do minério de ferro e níquel, a Vale também é uma das principais produtoras globais de cobre, carvão, manganês, ferroliga, potássio e fertilizantes. Suas operações, portanto, abrangem desde a extração e processamento de minérios até o transporte e a comercialização dos produtos finais.

A empresa, dessa forma, tem uma ampla atuação no setor de logística e possui uma vasta infraestrutura de transporte, incluindo ferrovias, portos e terminais marítimos. A Vale, contudo, também está envolvida em projetos de energia, incluindo hidrelétricas.