A Vale (VALE3) informou nesta manhã que assinou um memorando de entendimento com a Nippon Steel, cujo objetivo é buscar soluções siderúrgicas com foco no processo de produção carbono neutro de aço.
Segundo comunicado ao mercado, às duas empresas pretendem estudar e explorar em conjunto soluções de uso de metálicos como direct reduced iron (DRI) e o ferro gusa produzido pela tecnologia Tecnored, além do uso de briquetes verdes da Vale no processo de fabricação de ferro e outros produtos de menor pegada de carbono, como pelotas.
“Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração sustentável”, diz o comunicado.
A descarbonização é uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis como fonte de energia.
Como o próprio nome já diz, descarbonização é a busca pela redução e, a longo prazo, eliminação da emissão de gás carbônico pelas empresas e pelas pessoas.