Notícias

Veja que empresas saíram da Bolsa em 2022 e quais devem sair em 2023

imagem padrao gdi
imagem padrao gdi

Um IPO, ou Initial Public Offering, consiste na listagem inicial de uma empresa na bolsa de valores. Assim, este momento é um ponto importante, pois mostra o momento em que uma empresa de social fechado se torna uma sociedade anônima. 

A chegada de novos IPOs mostram que o mercado está aquecido, como novas companhias buscando expandir suas alterações e firmar novas parcerias. No entanto, em 2022 o mercado se mostrou terreno arisco a novos processos de listagem em bolsa. E além de novas empresas não entrarem na bolsa, várias companhias finalizaram suas caminhadas no mercado de capitais.

Segundo dados publicados pelo Valor, a capitalização de mercado das 449 empresas listadas na B3 caiu R$ 193 bilhões no acumulado de 2022, totalizando R$ 4,409 trilhões em novembro.

Menos investidores, menos captação de recursos financeiros na bolsa.

O movimento de retração pode ser observado no mercado como um todo. Entre os exemplos estão nomes como Americanas, antes com dois tickers (LAME3 e LAME4) e agora unificou a base acionária para AMER3; a combinação de negócios de Hapvida Intermédica — ticker único HAVP3; a fusão entre Unidas Localiza — ficando as ações de RENT3; Focus Energia e Eneva — permanecendo as ações ENEV3; Mosaico Banco Pan — restando as ações de BPAN4; e o Inter que foi para a Nasdaq, ficando apenas o BDR INBR32 na B3.

Arrumando as malas, com processos de OPAs em andamento atualmente, estão empresas como Boa VistaGetnet Fertilizantes Heringer.

Veja as empresas que possuem chances de saírem da B3 em 2023:

  • brMalls com incorporação por Aliansce Sonae (ALSO3);
  • Hermes Pardini com incorporação por Fleury (FLRY3);
  • SulAmérica com incorporação pela Rede D’Or (RDOR3);
  • Dommo com incorporação pela PetroRio (PRIO3);
  • Getnet (GETT11) e Alliar (AALR3) –  cancelamento de seu registro de oferta pública.
Sair da versão mobile