O clima seco e quente predominante nas últimas semanas impactou a vida do brasileiro, que está buscando produtos para garantir o mínimo de hidratação e bem-estar na rotina. De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop – plataforma de e-commerce que é líder na América Latina –, de 1º a 11 de setembro, mais de R$ 300 mil já foram movimentados pelas PMEs com a venda online de produtos relacionados ao clima seco, um montante 74% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.
Entre os produtos mais vendidos estão umidificadores de ar, inaladores, ventiladores e garrafas para água, além de hidratantes e produtos labiais. Somente a venda dos umidificadores cresceu 170% em relação ao ano passado. Já a venda de hidratantes dobrou neste ano.
“As crescentes alterações climáticas são um grande desafio para a saúde e economia brasileiras e, naturalmente, devem impactar as vendas das PMEs online, uma vez que o consumidor está buscando cada vez mais formas de amenizar o desconforto causado pelas rápidas mudanças do clima. Nesse sentido, as compras online proporcionam praticidade e entregas rápidas, ideais para evitar sair de casa sem necessidades em momentos de altas temperaturas e baixa umidade do ar”, pontua Daniela Spinardi, diretora de Pequenas e Médias Empresas na Nuvemshop.
Para a análise foram consideradas as vendas realizadas entre 1º e 11 de setembro de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.