A Volkswagen está em negociações finais para fechar um dos maiores acordos de investimento com empresas chinesas de veículos elétricos.
A montadora alemâ pretende comprar 50% da Anhui Jianghuai Automobile Group Holding, controladora da parceira EV JAC Motors, por cerca de US$ 491 milhões. Segundo fontes, a Volkswagen também vai se tornar o maior acionista da fabricante de baterias para carros elétricos, a Guoxuan high tecnology Co Ltd. O anúncio deve ser realizado na sexta-feira.
De acordo com a Reuters, a Volkswagen se recusou a comentar sobre o assunto. A JAC e a empresa Guoxuan também se recusaram a comentar.
Com os acordos a Volkswagen se tornará a mais recente montadora estrangeira a aumentar os investimentos na China.
A empresa Anhui Jianghuai é o alvo principal da Volkswagen. Sendo que a empresa que tem sede na cidade oriental de Hefei, é totalmente de propriedade do Estado. De fato entre os seus principais ativos está uma participação de 25,23% na JAC. A Anhui Jianghuai Automobile Group Corp Ltd., tem um valor de mercado de US$ 1,84 bilhão.
Segundo o site da Reuters, após a conclusão do acordo, a Volkswagen planeja dividir o investimento em cerca de 50:50 com a JAC. Dessa maneira a VW busca desenvolver sua plataforma MEB modular. Uma arquitetura que permite a produção de vários modelos de veículos elétricos.
Ações da JAC em alta
Com isso as ações da JAC subiram 10% nesta quarta-feira, atingindo seu nível mais alto desde meados de abril do ano passado. De fato semana passada, a JAC, anunciou que sua controladora planejava contratar um investidor estratégico. Mas que não causaria mudanças em seu controle.
Os acordos ainda não foram finalizados e o tamanho dos investimentos pode mudar à medida que as negociações continuam.
A compra de participação mostra que a JAC é uma peça-chave para a Volkswagen em automóveis elétricos e na forte demanda chinesa por tais veículos. A empresa alemã planeja transferir grande parte de sua produção de elétricos para a China por meio da JAC.