Recentemente, a XP Investimentos anunciou o lançamento de seu marketplace e deu mais detalhes sobre o benefício de cashback para os clientes que possuem o cartão da corretora.
Marketplace XP
De acordo com a XP, o desenvolvimento do marketplace XP levou cerca de oito meses para ocorrer. Além disso, a corretora utilizou quatro desses meses para teste com um piloto destinado para uma base de clientes selecionada.
Nesse sentido, a plataforma ainda está limitada a uma quantidade não revelada de clientes da corretora. Por outro lado, a previsão é de que o grande público possa ter acesso a partir de março.
Dentre as lojas disponíveis aos usuários, há a presença de 20 marcas líderes de vários segmentos como: Americanas, Centauro, Cobasi, Droga Raia, Extra.com, Fast Shop, Pandora, RiHappy e Vivara, por exemplo. Ainda assim, a XP pretende expandir as opções, trazendo mais marcas futuramente para a plataforma.
Além disso, outro destaque do marketplace XP é o seu sistema de cashback que devolve o valor para uma conta especial de investimento. Sendo assim, o seu sistema — denominado investback — devolve uma porcentagem do dinheiro gerado em compras para o Fundo Investback. Este, por sua vez, tem retorno equivalente à 99,5% do CDI.
Dessa forma, o cliente tem à sua disposição as opções de manter, sacar ou reinvestir em outro ativo de sua preferência. Vale dizer que o investback é fruto de uma pesquisa com os consumidores que indicaram que essa modalidade é vista como um diferencial entre as vantagens dos programas de fidelização.
“O usuário pode controlar o benefício, seja sacando a porcentagem de dinheiro recebida de volta ou a fazendo crescer por meio dos investimentos. Além disso, pessoas que ainda não tinham aplicações financeiras poderão entrar nesse universo”.
Bruno Guarnieri, Chief Product Officer (CPO) da XP. Inc.
Por fim, o programa de investback está restrito para aqules que possuem o cartão de crédito XP que, consequentemente, devem ser também clientes da corretora.