O Banco Modal (MODL11) anunciou há pouco que assinou um contrato de incorporação de 100% de suas ações pela XP Inc. De acordo com o comunicado ao mercado, a aquisição se dará por meio da entrega de 19,5 milhões de ações classe A da XP, representando um prêmio de 35% sobre a média de preços dos últimos 30 dias do Modal.
Conforme o documento, ambas as companhias somavam, em setembro, 3,8 milhões de clientes ativos. Portanto, bem abaixo dos 457 milhões dos cinco maiores bancos do país – sem excluir duplas contagens. Dessa forma, ambas as empresas ainda representam uma fração bem pequena do mercado. Falando em termos de receita, as duas companhias somaram R$ 11,8 bilhões nos últimos doze meses findos em setembro. Isto é, também bem abaixo dos R$ 427 bilhões dos bancos.
“Com o Modal conseguimos antecipar e acelerar parcerias com nossos clientes corporate através da plataforma única e bem estabelecida do Modal as a Service. Também é importante ressaltar que ter o Cristiano [Cristiano Ayres, CEO do Banco Modal], que será membro do nosso Comitê Executivo, e todos os outros sócios, colaboradores e parceiros do Banco Modal se unido ao nosso sonho grande só é possível devido a um forte alinhamento cultural e visão de longo prazo.”
disse o CEO da XP Inc, Thiago Maffra.
Por fim, o Banco Modal destacou que permanecerá operando em um ecossistema financeiro independente. Entretanto, terá acesso a infraestrutura da XP, seu know-how e sua tecnologia, afim de aproveitar sinergias de receitas e melhorais na experiência do cliente.
Além disso, vale destacar a complementariedade dos negócios. O Modal possui 25 anos de banking, enquanto a XP ainda está entrando no segmento. Por outro lado, a Modalmais, que foca no varejo, complementará o ecossistema da XP Inc., que já possui a Clear e Rico.