Nesta segunda-feira, dia 21 de março, o conselho de administração da Yduqs (YDUQ3), aprovou a criação de um programa de recompra de ações. Isto é, por meio desse programa, a empresa poderá recomprar até 20,5 milhões de ações ordinárias com duração de até 18 meses, disse a companhia de educação superior nesta segunda-feira, em fato relevante ao mercado.
Assim sendo, a Yduqs afirmou que o programa servirá para geração de valor aos acionistas ou a destinação a executivos da companhia no âmbito de planos de incentivos baseados em ações.
O montante máximo a ser recomprado representa 6,6% do total de ações de emissão da Yduqs.
Yduqs no 4T21
Dando continuidade a série de resultados das empresas, a Yduqs (YDUQ3) divulgou seus números referentes ao 4T21. Isto é, a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 74,3 milhões no quarto trimestre do ano passado. Ou seja, uma perda 27,6% inferior à reportada um ano antes, de R$ 102,6 milhões.
Assim sendo, em termos ajustados, o resultado líquido representou um ganho de R$ 2,2 milhões. Isto é, desempenho 97,6% pior na comparação anual, quando o lucro neste critério somou R$ 93,1 mihões.
No que tange ao EBITDA, este somou R$ 202,3 milhões, uma alta de 77,1%, com margem de 19,3%, aumento de 7,4 pontos porcentuais.
Nesse sentido, a Yduqs explica que o resultado líquido foi impactado por efeitos não recorrentes e por efeitos não caixa que somaram R$ 76,6 milhões no 4T21.
Desse total, destaca a empresa, estão no Ebitda R$ 61,6 milhões no 4T21, sendo R$ 14,2 milhões referente ao ágio das aquisições e benfeitoria de bens de terceiros relacionados com imóveis devolvidos ou devolver contabilizados no 3T21 e R$ 0,8 milhões de IR e contribuição social.
Outros dados da Yduqs no 4T21
Em relação a receita líquida, esta somou R$ 1,050 bilhão entre outubro e dezembro do ano passado. Isto é, alta de 9,1% na comparação com igual etapa de 2020.
Desse modo, a Yduqs explica que contribuíram para este resultado os expressivos crescimentos do segmento Premium e do Ensino Digital.
Nesse período, a base de alunos digitais subiu 120%, para R$ 953 milhões em receita. O presencial recuou 12,8%, para 277,4 milhões.
O lucro bruto totalizou R$ 507,4 milhões no 4T21, incremento de 14% em relação ao mesmo trimestre de 2020.